quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sobre o silêncio.

“PIOR DO QUE UMA VOZ QUE CALA, É UM SILÊNCIO QUE FALA”
'Então, parei para interpretar a frase acima e ... imediatamente me veio à cabeça situações em que o silêncio me disse verdades terríveis pois, você sabe, o silêncio não é dado a amenidades.
Um telefone mudo. Um E-mail que não chega.
Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca.
Silêncios que falam sobre desinteresse, esquecimento, recusas. Quantas coisas são ditas na quietude, depois de uma discussão?
O perdão não vem, nem um beijo, nem uma gargalhada para acabar com o clima de tensão. Só ele permanece imutável, o silêncio, a ante-sala do fim.
É mil vezes preferível uma voz que diga coisas que a gente não quer ouvir, pois ao menos as palavras que são ditas indicam uma tentativa de entendimento. Cordas vocais em funcionamento articulam argumentos, expõem suas queixas, jogam limpo. Já o silêncio arquiteta planos que não são compartilhados.
Quando nada é dito, nada fica combinado. Quantas vezes, numa discussão histérica, ouvimos um dos dois gritar: " Diz alguma coisa, mas não fica aí parado me olhando! "
É o silêncio de um, mandando más notícias para o desespero do outro.
É claro que há muitas situações em que o silêncio é bem-vindo. Mesmo no amor, quando a relação é sólida e madura, o silêncio a dois não incomoda, pois é o silêncio da paz.
O único silêncio que perturba é aquele que fala. E fala alto.
É quando ninguém bate à nossa porta, não há recados na secretária eletrônica e mesmo assim você entende a mensagem...'

11 comentários:

  1. Pois é, e quando o silêncio é misturado com a indiferença? Tá aí uma coisa da qual tenho experiência.. Nada dói tanto, quanto essas duas coisas juntas, as vezes é preferivel escutar tudo aquilo que vc não deseja, palavras muitas vezes machucam, mas a recuperação é mais rápida, já o silêncio remoe por dentro, e parece que nunca vai passar.

    ResponderExcluir
  2. o silêncio gera muitas expectativas por isso ele é tão pertubador...quando este é a única resposta no corroe, nos enlouquece , nos maltrata, nos atordoa, nos enche de esperanças e dúvidas esperando que seje logo rompido e acabe com a angústia da incerteza provocada por ele.

    ResponderExcluir
  3. Podia postar o ''Lingua pra lua'' do Michel

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Eu. que tipo de indentificação deseja ?

    ResponderExcluir
  5. cordialidade enormeeeeeee Puff ¬¬"

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não foi minha intenção, só queria saber o que ela queria saber.

    ResponderExcluir
  8. não consigo colocar meu orkut aqui. Intão se servir o msn.

    alex_costa_1993@hotmail.com

    e-mail: allex.cst@gmail.com

    ResponderExcluir