sexta-feira, 6 de março de 2009

Chat UOL com Michel Melamed, dia 05/03/09

Querida(o)s, amo postar no nosso blog. Mas admito que esta pstagem, em especial, é, sem dúvidas, a melhor de todas (até então). Como sabemos, ontem, quinta feira dia 5/03/09, houve uma entrevista com nosso Maestro, nosso Pós-Poeta, Michel Melamed.255 pessoas acessaram o bate-papo. Algumas de nós tivemos nossas perguntas selecionadas e respondidas pelo mesmo. Lamento demais pela minha amiga-irmã Ana Paula Raposo não ter podido, infelizmente, participar de fato. Mas três de suas perguntas foram selecionadas e, claro, seu nome estava presente. Parabéns a Lucilia que deixou o moço inquieto com seu poema-pergunta, a Hiandra que também conseguiu ser selecionada e gentilmente editou para que fosse possivel esta postagem, a mim que apesar de ter mandando algumas só uma foi selecionada (mas sem problemas), e a Joana que teve a idéia de entrar como BLOG DOS MELAMÍDICOS e com a graça de DEUS e da moderadora srsrsrsrs teve nossa eterna dúvida descoberta. SIM, ele ja viu esse BLOG. A carinha dele falando que recebia nossos e-mails...nossa ainda estou trêmula...e muito, mas muitoooooooooo FELIZ..

Segue as perguntas das seguidoras, amigas, parceiras deste blog:

(03:13:27) Jó e Ana pAula: Maestrto temos a curiosidade de saber: quais são as expectativas para esta nova temporada de Espetáculo? Achas que haverá alguma mudança de/no público? Como é voltar a apresentar a peça depois de mais um ano e após um trabalho numa emissora de nome?

(03:21:17) Michel Melamed: Jó e Ana pAula, as expectativas são da vida, que seja maravilhoso, que seja encantador, que eu me sinta feliz e que as pessoas quando verem o espetáculo possam receber algo daquilo. Quanto a mudança de público tem que esperara estréia do espetáculo. Mas não acredito que seja este o ponto, quer dizer, eu já vinha de um trabalho de teatro, tem pessoas que já me conhecem. São Paulo especificamente é uma cidade muito generosa e rica no tocante ao teatro, tem uma cena muito forte, as pessoas acompanham esta cena. Espero que tudo contribua para este encontro com o público na apresentação do trabalho. Sobre voltar ao teatro, várias frases muito lindas falam disso, mas não existe volta, tudo é outro. Estamos voltando o tempo todo. Tudo é outro. Uma das delícias e dos abismos do teatro é estar todos os dias disponível para reconstruir aquela história, para vivê-la novamente e ela é outra.

(03:14:43) hiandra: Michel você teve proposta para levar/apresentar o Re[corte] Cultural ou um programa de entrevistas nos mesmos moldes para outra emissora de TV?

(03:27:36) Michel Melamed: hiandra, não, do Recorte não. Tenho propostas de vários tipos em vários momentos, mas agora especificamente não.

(03:18:23) Jó e Ana pAula: Como se dá a interação/interligação entre o público e o ator? Entre a plateia e o personagem?

(03:29:31) Michel Melamed: Jó e Ana pAula, eu acho que em algumas das instâncias as artes cênicas pressupõem este encontro, quer dizer, é um fenômeno coletivo, é um ritual. Então é fundamental. Tanto que o mesmo espetáculo pode ter uma noite de magia pura e no outro dia na mesma cidade ser frio e não acontecer. Então o que faz com que ele aconteça. Acredito que seja este desejo dos que estão no palco e dos que estão na platéia. Especificamente em meu trabalho, nesta trilogia de espetáculos este era um dos pontos da pesquisa. Isto dependerá de quem está no palco e de quem está na platéia. Agora no "Homemúsica" é pura simplesmente a música, a mais perfeita tradução desta relação do palco e platéia.

(03:18:30) hiandra: Michel eu como sua fã e acredito que muitos de seus leitores e admiradores adoraríam vê-lo mais vezes em produções para televisão como a Microssérie Capitu, há algum projeto em andamento nesse sentido?

(03:32:12) Michel Melamed: hiandra, tenho um projeto, mas não posso contar agora, estou no meio de um trabalho, trabalhando na parte criativa, desenvolvendo o formato. Ainda estou conversando, não tem sentido falar porque ainda não é real. Sobre o CD e livro da peça, tem o livro no qual o espetáculo é baseado, mas ainda não terminei. Preciso de um momento idílico só para o livro. E o CD está na metade do caminho.

(03:30:24) Jó e Ana pAula: E a relação entre Michel Melamed e Helicóptero? Há conexão entre eles?

(03:34:26) Michel Melamed: Jó e Ana pAula, são várias. É o mesmo de todos nós que venha a ser o nosso confronto diário com os nossos desejos, de fazer cumprir, se expandir as nossas potências e nossos talentos, como conseguir vivenciar os nossos talentos. Não tem só a ver com arte, tudo pode ser feito com criatividade. A criatividade é uma coisa renovada de olhar alguma coisa, de conseguir fazer revelar novos aspectos. Então o personagem Helicóptero é isso, ele tem um dom e a cada movimento de seu corpo gera o som de um instrumento musical. E ele quer viver isso, mostrar e compartilhar.

(03:20:54) Lucília: com sua espada e seu abebé a faísca Melamed está revolvendo o fundo do mar do marasmo cultural tupiniquim....o teu "Helicóptero" evidencia o lugar cada vez mais precário da juventude, mentalmente manipulada pela produção de subjetividade coletiva da mídia ... correndo nessa faixa, o que tu acha de dar à luz a um personagem, pregador da vida vivida, como o Zaratustra????

(03:35:55) Michel Melamed: Lucília, nossa, isso é um poema. Não sei, estamos aí fazendo as coisas. Estou um pouco fora disso... tem muitas coisas para se opor, mas não acho que haja hoje um magma único em que se fala que as pessoas estão alienadas. Vejo muita gente interessada. É o desafio de transgredir este senso comum, de conseguir encontrar o seu espaço criativo. Não sei se tem marasmo, não acho que haja isso, maramos é para quem não vai atrás. Eu quero participar mesmo do debate e das coisas. E não acho que haja uma alienação coletivo. Nós que somos pró-pensamento temos que nos unir para lutar contra a barbarie seja onde for. Estamos apaixonados na luta pelo belo. Não é uma prerrogativa minha, em relação a arte, todo o artista que faça um trabalho em que uma pessoa consiga ver mais que um copo de café em um copo de café, então viver a vida é todos nós. Em qualquer lugar e situação é possível fazer vir a vida.


(03:38:00) Blog Melamídicos: Michel , um grupo de admiradores do seu trabalho criou um blog para prestigiar o seu trabalho . Tal Blog une pessoas de várias partes do Brasil . Como vc vê esse tipo de manifestação ???

(03:44:20) Michel Melamed: Blog Melamídicos, acho isto o máximo, que bom que as pessoas gostam do meu trabalho. Amo o que eu faço. Eu já vi este blog. O meu blog é mais ativo pelas pessoas que escrevem lá. Eu recebo os e-mails, recebo muitos por dia, até determinado momento eu respondia, mas chega um ponto em que eu passava de três a quatro horas por dia respondendo e-mails. Mas não é este o meu trabalho, quero me dedicar a escrever poemas e fazer outras coisas, então tenho me relacionado com isto com parcimônia.


(03:56:10) Jó e Ana pAula: michel e sobre o seu blog houve meio que uma estagnação dos seus textos...pretende voltar a postar lá?

(04:08:24) Michel Melamed: Jó e Ana pAula, sempre foi estagnado. Porque o tempo que uso para fazer um texto para o blog é o mesmo tempo que uso para estar escrevendo um espetáculo ou formatando um novo programa de TV e compor uma música. Quando me dá vontade eu vou lá e posto, mas não me sinto com este compromisso, me desculpe.

(04:13:15) Michel Melamed: O espetáculo "Homemúsica" é feito com estas coisas que falamos o tempo todo. Este é um espaço para podermos apresentar este nosso trabalho. Obrigado, gente.

(04:13:31) Debora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Michel Melamed e de todos os internautas. Até o próximo!

Então foi isso meninas...até o próximo estaremos lá com certreza... Pra quem quiser assistir ao video aqui está o link: http://tc.batepapo.uol.com.br/convidados/arquivo/teatro/ult1759u422.jhtm Obrigada por compartilharem conosco estes momentos e este espaço. Milhares de beijos..


BY: Jó Capistrano

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este chat com certeza foi uma das melhores coisas que aconteceram bem no inicio deste ano e reforço a minha admiração ao trabalho e ao Michel .
    Parabéns a Jó , Paulinha,Joana ,Hiandra e Lucilia que são aqui do nosso blog e tiveram as suas perguntas selecionadas.
    Eu estou como todas muito feliz por tudo e por todas , mesmo não tendo a sorte de minha pergunta ser selecionada hehehe... mais o importante é que a entrevista foi muito emocionante e ouvir o Michel sempre é um aprendizado prá mim e acho que prá todas ..
    Tudo o que ele disse me fez refletir demais !
    Agora o próximo passo é Homemusica não vejo a hora de acompanhar o trabalho deste grande artista bem de pertinho vai ser um sonho realizado !

    Beijos a todas e tô muito feliz que ele conhece o blog .. queria dizer que muitas pessoas ficaram pelo o caminho mais todas participaram na realização do blog e agora ele foi reconhecido isso é lindo .. isso é muito lindo

    ResponderExcluir
  3. Realmente foi muito emocionante . Um misto de sensações . Nem agora sei explicar o que senti .
    A única coisa que eu tenho certeza , foi que eu tremi muito .
    É uma reação meio louca , mas a gente não consegue controlar .
    Sem dúvidas essa entrevista foi um marco para a história do Blog .

    ResponderExcluir
  4. O chat foi um momento de pura emoção. O Michel tem um dom especial de proporcionar, aos que estão em sua volta, um delicioso estado de “bons encontros”, de associar a vida à criação, a atitudes libertárias e libertadoras. Ele sempre promove uma enxurrada de idéias e emoções.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Michel Melamed, maravilhoso, adoro vc e seu trabalho, me add no msn- lui-ctba@hotmail.com, tudo de bom vc bjo.......

    ResponderExcluir