quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Samba para Dom Casmurro

Pedra, com as unhas da espera, seu cume cego afia-se no céu. Cercado pelas curvas da cidade, aguardando sua passagem. Pedra, uma esfera arranha seu chapéu. Pedra, invadindo sua imagem. Seu colar de páginas. Na fila das setas secretas. Arrebenta com a miragem. Pedra, soterrando a revoada perpétua. Revoada perpétua! Pedra, não quero cantar contigo. Eu sempre achei que o amor, o grande amor, fosse incondicinal. Que quando duas pessoas se encontram, que quando esse grande encontro acontece, você pode trair, brochar, dar todas as porradas, se for um grande o amor, ele voltará triunfal. Sempre. Mas não, nenhum amor é incondicional, então acreditar na incondicionalidade do amor, é decididamente precipitar o fim do amor, porque você acha que esse amor aguenta tudo, então de um jeito ou de outro você acaba fazendo esse amor passar por tudo, e um amor não aguenta tudo, nada nesse vida é assim. E aí você fala que esse amor não tem fim, para que o fim então comece. Um grande amor não é possível, talvez por isso seja grande. Então, assim, nele, obrigatoriamente, pode caber também o impossível. Mas quem acredita? Quem acredita no impossível, que não apaixonadamente? Como a um deus, incondicionalmente. O mar quebra nas pedras. E as pedras requebram no mar.

(Michel Melamed)

7 comentários:

  1. Eu nunca acreditei na incondicionalidade do amor. Muitas vezes eu acho que o amor é uma coisa utópica. Talvez porque o nosso relacionamente nunca tenha dado certo. Ambos se feriram...juras fizemos de nunca mais nos aproximarmos, mas como a palavra NUNCA é um tanto abstrata, nós voltamos, nos entregamos, nos encantamos e mais uma nos decepcionamos.
    Acreditar no impossivel.. eu acredito. Pode ser a influência astrológica do meu signo que 'diz' que pessoas que nascem no dia 20 de março, são mais emotivas, sensíveis e sonhadores. Logo, para mim o impossivel pode- se tornar possivel. É plausível.
    Sinto o sono chegando, finalmente, é hora de descansar e se desligar.
    Um grande beijo meninas.. e um bom samba para o nosso querido Michel.

    ResponderExcluir
  2. Como disse Renato Russo: "Quem inventou o amor??? Me explica por favor". Você já parou pra pensar qual é o verdadeiro significado da palavra amor? Ou seja, já foi capaz de vivenciar uma cena real que pudesse evidenciar um gesto de amor incondicional, daqueles capazes de sensibilizar o mais frio dos homens? Penso que existem várias formas de amar, pois o mundo é feito de atos e condutas e por isso as pessoas tomam decisões. São nessas decisões que somos capazes de mostrar o grau de intensidade do nosso amor. Sobre a incondicionalidade do amor penso como Vinícius "Que não seja imortal, posto que é chama mas que seja infinito enquanto DURE". Nunca acreditei que por "amor" a pessoa tenha que suportar TUDO, uma relação saudável é aquela onde há parceria, doação, compreensão dos dois lados, caso contrário é como se apenas uma das partes esteja apostando na relação, amar não é sinônimo de submissão, abnegação, trsitesa, não creio que isso seja amor pode ser qualquer outra coisa, paixão, obsessão, convivência, conveniência, doença, não sei, mais amor não é. Quanto ao grande amor...acredito sim que ele exista, aliás, acredito que na vida possamos ter grandes amores e não apenas um, temos que aprender a explorar cada relação e claro é preciso se ter consciência da possibilidade de se decepcionar, dar a cara a tapa isso é fato e quando o medo é liberado o amor ser revela. O amor, não tem consciência das estranhas exigências impostas aos relacionamentos. O amor é o mesmo para todos. As tentativas de reservar o amor para determinados relacionamentos e negá-lo em outros é o que nos impede de ver a presença do amor. Sabe aquela estória de aproveitar a vida como se fosse esse seu último dia!? Na minha opinião o amor tem que ser sentido da mesma forma, como se fosse esse o grande amor, o verdadeiro e assim como tudo na vida tem lá seus altos e baixos, momentos bons e ruins. Cabe a nós aprendermos com os relacionamentos anteriores não cometer erros e maximizar os acertos, e o mais importante estarmos sempre de coração aberto para o amor, pois ele é o saber; é a pura compreensão. Ele sabe que todas as coisas são um todo, independentemente de sua aparência ou delírio, e ele se dá integralmente, sem julgar, sem reconhecer a diferença entre este ou aquele relacionamento. Ele compreende que existe apenas um relacionamento real e é aquele que todos partilhamos. O Eu que está além da idéia de Amor, o encontro sagrado da vida com a vida. Então amem, vivam, errem, aprendam, enfim, permitam-se....

    BJÓks nos olhos ^^

    ResponderExcluir
  3. De fato, nunca AMEI de VERDADE uma pessoa do sexo oposto. Nunca senti aquele prazer, aquela satisfação, aquela entrega mútua de um com o outro. Já me apaixonei, claro, mas AMAR? Não, não, isso ainda não me aconteceu. Por isso, talvez não tenha conseguido opinar sobre tal.
    Mas, acredito que quando duas pessoas se conhecem, quando se querem bem, de um jeito ou de outro, uma delas (ou ambas) acaba criando expectativas em relação à outra. Expectativas essas que levam à pessoa a crer em TUDO. Principalmente, quando se trata do amor que sente. Mas, estaria ela sentindo realmente AMOR? Sim, ou não, isso acontece. Expectativas são criadas. E promessas são feitas.
    A pessoa passa a achar que o que sente é IMORTAL, que nem a morte vai separá-la da outra pessoa, que vão viver felizes para sempre.
    E a realidade vira um Conto de Fadas. Já pensou? Começa-se então a viver de idealizações, fantasias, su-po-si-çõ-es. E, na fantasia tudo é possível, tudo é mágico, tudo é maravilhoso.
    Mas, breve ou tarde, há uma hora em que o Conto acaba. E a pessoa cai na real. E, essa hora, é a mais difícil. Conviver com a realidade é tarefa árdua para quem acreditou que o AMOR era capaz de TUDO. E, talvez por isso, o amor se esvai.
    Então, por mais que se queira, não se pode acreditar na incondicionalidade do amor. Mas, pode-se encontrar um GRANDE amor, mesmo que ele tenha limitações, CONDIÇÕES. Um grande amor é possível sim, dentro da REALIDADE.
    Não deixemos que a fantasia e as expectativas tomem conta de nós. Fantasiar um pouco é normal, mas viver de fantasia é fatal. Estejamos sempre com os pés no chão para viver um GRANDE amor e deixar que esse amor seja limpo, agradável, duradouro, compreensivo, mútuo, SADIO.

    Um beijo no coração,
    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Eu tb acho que o amor incondicional não existe, nós respondemos aquilo que nos é demonstrado, ou seja, a troca! Todas as relações humanas são baseadas na troca.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Ah cara!.. acho que só Deus tem esse amor incondicional. ahuahuahua
    Acredito tbm que quando é amor, amor de verdade, não será necessário passar por TUDO, simplesmente pq vc não quer ver o outro sofrer, com nada, como um super-herói, vai buscar protegê-la de todas as formas. Afinal, quando gostamos de uma pessoa, tentamos poupá-la de tudo que é ruim, mesmo que certas experiências sejam necessárias, como o amor de mãe com a filha, que é diferente, mas só pra ilustrar.
    Enfim.. o que precisamos é de coragem!
    Porque geralmente, quando uma pessoa que um dia foi ferida, justamente pelas expectativas de um amor incondicional, tenta se relacionar novamente, já entra no relacionamento cético. De que: "ahhh já sei como é". Pois assim como a Jó disse: "o mais importante estarmos sempre de coração aberto para o amor, pois ele é o saber; é a pura compreensão."
    Então para sabermos se fulano é ou não o graaande amor da sua vida, é necessário se permitir. Coragem!

    ResponderExcluir
  7. bom eu tenho que concordar com a carla,Deus nós ama incondicionalmente mas ,penso também que um amor aassim pode acontecer com quelquer um de nós a qualquer momento.um amor sádio,limpo um encontro de almas verdadeiramente falando. creio ser essa amor para alguns escolhidos e é bom ter sempre esperança que vai acontecer em algum momento conosco.é o que eu desejo pra vcs, pra mim e é claro pro michel.bj

    ResponderExcluir