quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Brasília 18%

Eu sou artista. Posso ter defeitos, vícios, mas eu não sou ladrão, não sou assassino. Diferentemente desses que estão sendo acusados aqui, com base nos documentos que a Eugênia me entregou e a polícia tomou. Então é isso: nome aos bois, aos tubarões, à crocodilagem. É a selva brasileira, minha gente! Porque esses deputados, esses senadores, essa quadrilha é assim. É dinheiro para o ceguinho e quem é que não quer ver? É dinheiro para órfão, e quem é que foi abandonado? Aqui, tudo, rigorosamente Tudo, se resume a dinheiro. Minha terra tem dinheiro onde canta o dinheiro... Vou-me embora pra dinheiro, lá sou amigo do dinheiro. Mundo, vasto dinheiro. Eu sou artista brasileiro. Eu não sou assassino.

(Michel Melamed)

11 comentários:

  1. "É dinheiro para o ceguinho e quem é que não quer ver? É dinheiro para órfão, e quem é que foi abandonado? Aqui, tudo, rigorosamente Tudo, se resume a dinheiro."
    Aqui ele disse tudo que eu sempre pensei, muito bom! Resume muito bem o que acontece no nosso pais, infelizmente.
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. "Eu sou artista brasileiro. Eu não sou assassino."
    hehehe..
    Bem, de certa forma, ser artista é ser um "BOM ASSASSINO", podemos observar o quanto que a poesia, de tão forma sutil desmantela tantos preconceitos, pensamentos.

    Quanto a política.. ó céus! Trabalho ao lado da camara dos deputados.. e a vontade que tenho é de dar um sacode lá! Porrada mesmo! É só andar em linha reta à camara dos deputados que vc vai ver a liiinda rodoviária de Brasília, onde crianças, literalmente moram no lixo! Dentro daqueles containers de coleta seletiva, papel, lixo orgânico, plástico e alumínio. Agora aonde essas crianças se classificam? sem apoio, serão um futuro lixo orgânico, com certeza, fruto de tanto descaso e descanso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Meninas, eu que amo o cinema e o teatro brasileiro, acho esse texto antológico e se o filme de Nelson tivesse sido um sucesso, essa fala já teria entrado para história. E faz bem saber que quem a escreveu foi nosso lindo Michel... As sitações de textos famosos de nossa literatura nos localizou do pq o filme era recheado de nomes de escritores. Belissimo!!!

    ResponderExcluir
  5. O que Michel retrata além da DESONESTA realidade da política brasileira?

    É assim que hoje vivemos, minha gente. Nessa politicagem arrebatadora e INcontrolável.

    Os políticos deixam, cada vez mais de cumprir suas funções. Senadores e deputados que, na teoria, são responsáveis por elaborarem as leis (ou fazê-las cumprir), na prática pouco se importam em tal.
    Aliás, eles podem até elaborar leis, mas as leis deles.
    É criada então, a lei de que 'corremper é bagatela'; A lei de que 'levar dinheiro em cueca é Moda'; A lei de que 'desviar verba é benemérito'; A lei de que 'subornar é pândego'.
    E são elas que entram em vigor.

    E o povo brasileiro, como fica? Enquanto os políticos enriquecem com suas crueldades morais, o povo empobrece, definha, morre.

    Mas, talvez, há e haverá sempre uma irônica troca de valores entre o que é feito e o que ERA PARA SER feito.

    Como a bandidagem política atingiu níveis decomunais, a cura dessa doença ladra se torna remota, infelizmente.

    O pior de tudo é saber que existem seres humanos capazes de aplaudir toda essa crocodilagem.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito...ele relata muito bem nesse texto que o dinheiro comanda mesmo, não sei se digo felizmente ou infelizmente.

    Mas, como eu sempre digo, o dinheiro une as pessoas (por interesse) e separa (é o que mais acontece, inveja, guerras,)

    MM Rules

    ResponderExcluir
  7. Meninas, se não estou enganada foi ele que escreveu a fala dele né?!
    Nossa, a cada dia que passa o Michel me surpreende mais e mais. Como pode, um homem ser tão versátil? Falar sobre tudo e todos. Só sendo ele mesmo.

    ''Eu sou artista. Posso ter defeitos, vícios, mas eu não sou ladrão, não sou assassino.''

    Brilhante!

    ResponderExcluir
  8. O texto revela a genialidade do Michel, e ainda, parece ter saído de um dos capítulos do livro Quincas Borba de M. de Assis, o realismo ácido e atual revela e coloca a nu as mazelas e hipocrisias da vida pública/politiqueira do país. E o que é mais triste, onde estão os incentivos ($$$$$$) para produções de filmes, audiovisuais, teatro e demais produções artístico-culturais? Não duvido se o Michel não está às voltas para conseguir recursos para seus projetos. Mas, são muitos os “ceguinhos” que necessitam de auxílio.

    Bjus, Lu

    p.s. adorei o blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Jó ...mais uma vez você acertou colocando esse trecho do MM, ele consegue sempre, com palavras tão tocantes e pertubadoras mexer com a cabeça das pessoas, e nos faz pensar e indagar acerca de fatos que estão à nossa cara mas que acabamos deixando lá quietinho, realmente "é a selva brasileira minha gente!"

    ResponderExcluir