quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ampliando horizontes

Queridos seguidores,

A partir de agora, o Faísca da Pororoca não se limitará mais somente a textos do Michel Melamed, nem a assuntos relacionados a ele. É necessário experimentar novas possibilidades, conhecer mais e ir além.


Michel, seus textos e suas idéias foram a faísca, porém precisamos de novos combustíveis que mantenham acesa essa chama, estimulem nosso pensamento, animem nossa inspiração e promovam nossa consciência crítica.

Além do mais, a partir do momento em que as atitudes do poeta têm sido maior fonte de especulações do que a obra, é inevitável uma mudança de foco, para arejar as mentes e renovar os ânimos. Quando algo, ou alguém, torna-se um obstáculo para nossa capacidade de criar, é chegada a hora de mudanças.


E para inaugurar essa nova fase, um poema do dramaturgo Bertolt Brecht:

"Nós vos pedimos com insistência:
Nunca digam - Isso é natural!
Diante dos acontecimentos de cada dia.
Numa época em que reina a confusão,
Em que corre o sangue,
Em que o arbitrário tem força de lei,
Em que a humanidade se desumaniza...
Não digam nunca: Isso é natural!
A fim de que nada passe por ser imutável"


Tatiana B. e Ana Paula Raposo

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Para G. Deleuze acreditar no mundo é o que mais nos falta, nós perdemos completamente o mundo, nos desapossaram dele. Mas quem? Nós mesmos, a partir de atitudes despóticas, tirânicas. O egoísmo exacerbado cuidou de tornar natural a injustiça. Quando perdemos a capacidade de nos indignar com fatos que pilham nossa humanidade, é a barbárie!

    Que mundo ajudamos a inventar e a fazer existir?

    ResponderExcluir
  3. "Um procura um parteiro para os seus pensamentos, outro alguém a quem possa ajudar: é assim que nasce uma boa conversa." Friedrich Nietzsche

    vamos lá movimentar esse blog novamente meninas sei q ando meio ausente mas é inevitável...vamos la parir novas ideias, novos rumos, como disse paulinho moska: É tudo novo de novo
    Vamos nos jogar onde já caímos
    Tudo novo de novo
    Vamos mergulhar do alto onde subimos
    beijos da ausente porém sempre que pode presente Jó

    ResponderExcluir
  4. Chega uma época em que o verbo MUDAR passa a nos fazer companhia.
    Chega uma época em que modificar atitudes, pensamentos, ideias e concepções torna-se inevitável.
    E, isso é natural a qualquer ser humano que pertença à Civilização. Aliás, o que seria de nós se não tivéssemos mudado de tantos anos atrás até hoje? Estaríamos vivendo da caça e da pesca das mesmas palavras. Da plantação e da colheita dos mesmos versos.
    Algo terrivelmente precário, não?
    Aliás, eu falo por mim. Por ti. Por mais alguém. Mas, não por todos.
    Porque, infelizmente, ainda há aqueles que vivem na Barbárie, na Idade da Palavra Lascada, na Idade da Palavra Polida.
    Sim, há. E esses, seguem imutáveis. Não admitem qualquer sinal de transformação.
    São os pensamentos medíocres dos seres... de Humanos não têm nada.

    Mas, não sejamos bárbaros. Admitamos novas fases da vida! Vamos criar, pensar, criticar, refletir. Interpretar. Modernizar.
    Sair da vida conformada dos vocábulos conhecidos e ir além. Vamos buscar novos horizontes. Novos ditongos. Novos hiatos. Novas prosopopéias. Novas rimas.
    Novos versos. Novos Sonetos.

    Além disso, não nos deixemos abater pelas dificuldades que muitas mudanças podem trazer. E sejamos firmes para caminhar.

    No fim, veremos que as modificações são sempre necessárias.

    ResponderExcluir
  5. mudar sempre é fundamental á nós seres humanos,estagnação é morrer.nosso corpo ,mente,precisa esticar,avançar,sem movimento não dá.nossas mentes precisam ser desafiadas com idéia que nos provoquem e nós façam melhorar como seres em evolução que somos.isso é que é natural,não nos acomodarmos nunca e sempre questionarmos tudo e pensar,pensar e consequentimente agir,não existe mudança sem ação.que venham ás mudanças!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Essa nova fase consiste em QUÊ exatamente?

    ResponderExcluir
  7. Camões:

    "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,Muda-se o ser, muda-se a confiança;Todo o mundo é composto de mudança,Tomando sempre novas qualidades.Continuamente vemos novidades ..."

    ResponderExcluir